in

Sinais e Sintomas dos Tumores de Hipófise

Ao longo dos anos a ciência tem mostrado um avanço gradativo em descobertas científicas, alcançando assim resultados positivos no tratamento de algumas doenças. O neurocirurgião “Dr. Júlio Pereira” formado em um dos mais conceituados hospitais de Minas Gerais, a “Santa Casa de misericórdia” em Belo horizonte, trouxe um estudo recentemente sobre uma grave doença pouco conhecida, mas que após vários estudos e tratamentos tem tido boas respostas.

Um dos tumores cerebral conhecido por craniofaringeoma e bastante agressivo em alguns pacientes ficam localizados próximos a hipófise ou onde fica ela. Seu diagnóstico ocorre quando o paciente sente dores de cabeça forte acompanhados de tremores e perca do campo visual.

Em alguns casos podendo chegar a perca total da visão. Este tumor se trata de um tumor congênito desde o nascimento, mas que não diagnosticado se estende lentamente para idade adulta ocasionando os sintomas acima.

Quando descoberto e seu estágio apresenta grande, ocorre compressão de estrutura adjacentes, ou seja compressão intracraniana levando ao um cruzamento do nervo óptico levando ate mesmo a perca da visão. Não há prevenção para tumores de hipófise.

Tratamentos mais indicados para Tumores de Hipófise

Mas existe tratamentos bem positivos como; cirurgia, medicamentos. A cirurgia e mais indicada para craniofaringeoma por se tratar de um tumor que comprime as estruturas, e o GH hormônio do crescimento avaliando cada paciente antes do procedimento. A cirurgia para o hormônio do crescimento se chama transesfenoidal; a incisão e feita através do nariz.

A cirurgia de craniofaringeoma se faz por via transcraniana; neste caso e feito um corte na lateral craniana com anestesia geral, sendo usada também em alguns casos, radioterapias ou medicações para diminuir o tumor, e assim fazer o procedimento cirúrgico.

Recomendações pós sintomas

E necessário que ao aparecer estes sintomas o paciente procure um neurologista para avaliação e encaminhamento de imagens do cérebro tomografia ou Rm. Caso haja confirmação do diagnóstico de craniofaringeoma o paciente devera ser encaminhado ao neurocirurgião que ira avaliar a dimensão dessa lesão.

O que é Hipófise?

A hipófise e uma glândula localizada na base do crânio sendo conciderada a principal glândula do nosso corpo. Por se tratar de uma glândula responsável pelas maiorias das glândulas do nosso organismo ela e conhecida por glândula mãe. Essa glândula e responsável pela prolactina que e um hormônio muito importante para amamentação, é ela que é responsavel por fazer com que a mãe produza o leite materno.

Ela produz também o hormônio GH, que é o hormônio do crescimento, e secreta o hormônio antidiurético. Produz também a ocitocina que auxilia no trabalho de parto, entre outros hormônios importantes do nosso corpo. Responsável assim pelo nosso corpo essa glândula ao apresentar aumento excessivo de células e crescimento irregular, determina que algo está errado.

Como a hipófise produz vários hormônios o tumor pode ser produtor de um ou mais hormônios! O tipo mais frequentes de tumor de hipófise é :

*Adenomas: São aqueles que são benignos e não se espalham pelo corpo, mas pode por sua vez produzir hormônio em excesso sendo chamados então adenomas não funcionantes ou secretores.

Após o tratamento é extremamente importante o acompanhamento com o neurologista e endocrinologista, devido ao ocasionamento de perda de alguns hormônios sendo necessária a reposição dos mesmos!

Deixe uma resposta

Entenda o a polêmica de Zezé Di Camargo e Cleo loyola