in

Voçê conhece a Tocandira?

A tocandira é descendente do sul dos Estados Unidos, porém também é encontrada no brasil, em várias regiões, principalmente na região da amazônia.

Como menconamos anteriormente, aqui no Brasil conhecemos essa formiga pelo nome de Tocandira, mas no seu pais de origem ela é conhecida por formiga Cabo-verde.

Essa formiga migrou dos Estados Unidos para o Brasil possivelmente por alguma embarcação, chegando aqui em meados de 1920.

A tocandira tem uma das picadas mais dolorosas de insetos já encontrados. Sua picada pode levar até um mês para sarar, levando a pessoa a uma dor insuportável. Em alguns lugares já até mesmo foi registrado óbitos devido a sua mordida!

No artigo de hoje você verá que a formiga Tocandira é usa em um ritual antigo e indispensavel em uma tribo no norte do Brasil. Isso, acontece desde a antiguidade nas tribos da amazônia onde milhões de colonizadores vivem na região da mata, muitos são colonizadores bem antigos.

Essa tribo é conhecida pelo nome de “saterê-mawé”, que ensina suas crianças os mesmo costumes de seus antepassados. Passando de geração em geração eles ensinam a coletar formigas, por se tratar de uma fonte principal de energia.

Há alguns relatos que tribos já ficaram por meses se alimentando somente de formigas, o que nos leva a reconhecer seu potencial. Sem mais delongas, conheça o famos ritual da Tocandira.

A tribo saterê-mawé ainda fazem sua caça pela floresta por essa formiga tocandira, uma formiga que está entre uma das mais grandes do mundo, podendo medir ate 3 cm. Sua mordida leva a sensação de ter levado um tiro causando uma dor mortal!

Não é nada fácil captura-la, por isso que esse ritual acaba sendo imprensidivel nas tribos. Por causa do ritual saterê-mawé, todos os homens da tribo tem que passar por um processo de dor, usando assim a tocandira para prová-los.

Todo homem da tribo terá que passar por essa dor causada pela Tocandira pelo menos umas 20 vezes durante sua vida, mesmo sendo crianças. O primeiro ritual acontece quando o índio completa seus 14 anos de idade. As formigas são capturadas e colocadas numa espécie de tronco de bambum, onde elas ficam até a noite e por fim vão parar numa espécie de luvas. Feito isso cada criança tem que vestir essa luva sendo picadas ate 30 vezes de uma vez por essas perigosas formigas.

Isso tudo leva alguns minutos e após feito isso o aldeião da tribo vai ajudar da melhor forma possível na recuperação dos envolvidos. A tribo acredita que isso tudo é para o bem de seus homens tornando-os ainda mais saudáveis e imune de qualquer doença.

Se uma só faz um grande estrago, imagina uma luva contendo 30 formigas em cada! Cada tribo tem seus rituais, ainda bem que não pertencemos a essas tribos, imagina se isso acontecesse também com o homem da cidade? Bom vou ficando por aqui, se cuidem e não mexam com as Tocandira, nem todos aguentariam sua dolorosa picada.

Deixe uma resposta

O Misterioso sumiço de Ana Paula Arósio

Ovni ou Et? O que aconteceu realmente em Magé